top of page

faça parte

O Departamento Jurídico conta com uma equipe com 60 estagiárias administrativas, 60 estagiárias aprendizes, mais de 200 estagiárias plantonistas, 18 advogadas orientadoras e 18 advogadas colaboradoras. Conheça mais sobre o trabalho de cada um deles e venha fazer parte da entidade!

PRIMEIRO-ANISTAS: ESTAGIÁRIAS ADMINISTRATIVAS

As primeiro-anistas, recém ingressas na Faculdade de Direito da USP, têm a oportunidade de desenvolver a função de estagiária administrativa do Departamento Jurídico. Suas atividades consistem em realizar o primeiro atendimento de nossos clientes, acompanhar as orientações com os estagiários plantonistas, cuidar da biblioteca e além de outras funções administrativas, realizar diligências nos fóruns da capital. As primeiro-anistas interessados são admitidos por meio de um processo seletivo de duas etapas, realizado anualmente, com 60 vagas, e as atividades são desenvolvidas no Departamento uma vez por semana, entre 14h e 18h, durante 6 meses, podendo ser renovado por mais 1 semestre.

SEGUNDO-ANISTAS: ESTAGIÁRIAS APRENDIZES

As segundo-anistas têm a oportunidade de desempenhar duas funções no Departamento Jurídico: inicialmente, a de estagiária aprendiz, no Programa de Formação Jurídica (PFJ), e, mediante alguns requisitos, a de estagiário plantonista. A estagiária aprendiz realiza o acompanhamento e atendimento de processos em grupo, além de participa de formações nos assuntos mais recorrentes nos casos do DJ. Após um semestre no PFJ, os estagiários aprendizes estão aptos para se tornarem estagiários plantonistas. A seleção de pesquisadores se dá semestralmente através de sorteio sob responsabilidade da Coordenadoria de Vareiros, e conta com 60 vagas por edital.

TERCEIRO-ANISTAS EM DIANTE: ESTAGIÁRIAS PLANTONISTAS

O estágio no Departamento Jurídico XI de Agosto é aberto às alunas de graduação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo a partir do 3º ano ou, no caso de estagiárias aprendizes e administrativas, da metade do 2º ano. O processo de admissão no estágio é iniciado pela realização de uma prova de habilitação sobre Direito de Família, Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito do Trabalho, com bibliografia previamente indicada pela Diretoria. Após a realização da prova, as estagiárias passarão por uma série de treinamentos específicos para a atuação no Departamento Jurídico, que serão agendados de acordo com suas disponibilidades. Concluídos os treinamentos, a estagiária estará apta a cuidar das demandas atendidas pelo DJ, sob a orientação do corpo de advogados orientadores, bem como a prestar as orientações jurídicas à população que diariamente procura a entidade. 

ADVOGADAS COLABORADORAS

As advogadas colaboradoras tem a importante função de realizar audiências e diligências mais importantes nos fóruns da capital, acompanhados em regra pela estagiária responsável pelo caso. O processo seletivo é destinado para advogadas e conta com duas fases: análise do currículo + carta de motivação e uma entrevista. No momento, estamos com o edital de seleção aberto. Venha participar do DJ!

ADVOGADAS ORIENTADORAS

As advogadas orientadoras exercem papel fundamental no DJ. São elas que orientam, pensam e tiram as dúvidas das estagiárias plantonistas, colaborando para a definição da estratégia que será utilizada em cada caso. Além disso, corrigem suas petições e fazem os protocolos. Trabalham em regime de plantão, no dia a dia do Departamento Jurídico, se dividindo também pela áreas do direito em que atuamos. Acompanhe nossa redes sociais para mais informações sobre a abertura do edital.

bottom of page